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Modelo | Komatsu SAA6D102E-2-A |
Tipo | 4 tempos, arrefecido a água |
Aspiração | Turboalimentado e pós-arrefecido ar/ar |
Número de cilindros | 6 |
Diâmetro interno x curso | 102mm x 120mm |
Cilindrada | 5,88 |
Governador | Mecânico para todas velocidades |
Potência nominal @ 2000 rpm (SAE J1349) | |
Potência bruta no volante | 170 HP (127 kW) |
Potência líquida no volante | 166 HP (124 kW) |
Antende aos padrões de emissão de poluentes definidos pela EPA | |
Sistema de Injeção | Injeção direta |
Sistema de Lubrificação | |
Método | Lubrificação forçada por bomba de engrenagens |
Filtro | de fluxo total |
Filtro de ar | Tipo seco com elementos duplis de vedação radial e ejetor de pó e indicador de obstrução |
Transmissão: hidrostática, 1 bomba, 2 motores com seleção de velocidades.
Velocidade de deslocamento* | Avante | À ré |
1a.** | 4,0 - 13,0 km/h | 4,0 - 13,0 km/h |
2a. | 13,0 km/h | 13,0 km/h |
3a. | 18,0 km/h | 18,0 km/h |
4a. | 38,0 km/h | 38,0 km/h |
* Medida com pneus 20.5-25 (L3)
** A primeira velocidade admite programação variável
Sistema de tração | Tração nas quatro rodas |
Dianteiro | Fixo, semiflutuante |
Traseiro |
Apoiado em pino central, semiflutuante |
Engrenagem de redução | Cônica helicoidal |
Engrenagem diferencial | Torque proporcional |
Engrenagem de redução final | Planetária de redução simples |
Freios de serviço a disco em banho de óleo atuados hidraulicamente de ação nas 4 rodas.
Freio de estacionamento de discos múltiplos em banho de óleo montado no eixo de saída da caixa de transferência.
Freio de emergência normalmente é usado o freio de estacionamento.
Tipo | Sistema de direção de atuação inteiramente hidráulica independente da rotação do motor |
Ângulo de articulação | 40º para ambos os lados |
Raio de giro mínimo medido do centro ao lado externo do pneu | 5160mm |
A utilização de uma válvula de controle hidráulico PPC requer um menor esforço na atuação das alavancas de controle do equipamento de trabalho. A diminuição do esforço facilita a operação no ambiente de trabalho.
Posições de controle
Lança | Elevar, manter, baixar e flutuar |
Caçamba | Inclinar para trás, manter e despejar |
Capacidade (vazão de descarga) @ rotação nominal do motor
Vazão máxima para o circuito da carregadeira
Carregadeira + bomba direcional: 61 + 172 /min
Bomba piloto: 54 /min
(Bomba de engrenagens)
Ajuste da válvula de alívio
Carregadeira: 210 kg/cm2
Direção: 210 kg/cm2
Válvula de controle
Tipo centro aberto de 2 carretéis
Cilindros hidráulicos
Carregadeira e sistema direcional: pistão de dupla ação
Cilindros |
Número de Cilindros |
Diâmetro interno | Curso |
Lança | 2 | 140mm | 740mm |
Caçamba | 1 | 160mm | 532mm |
Direção | 2 | 70mm | 453mm |
Tempo de ciclo hidráulico (Carga nominal na caçamba)
Elevar | 6,1s |
Despejar | 1,2s |
Baixar a caçamba (vazia) | 3,3s |
Direção | 10,6s |
Sistema de arrefecimento | 18,5 |
Reservatório de combustível | 228,0 |
Motor | 19,5 |
Sistema hidráulico | 89,0 |
Eixos dianteiro e traseiro (cada) | 24,0 |
Transmissão | 6,5 |
Bitola | 2050mm | |
Largura por fora dos pneus | 2585mm | |
A | Distância entre eixos | 3030mm |
B | Altura máxima do pino de articulação da caçamba | 3905mm |
C | Altura do pino de articulação da caçamba em relação ao solo na posição de carregamento |
480mm |
D | Altura livre sobre o solo | 425mm |
E | Altura do engate em relação ao solo | 1095mm |
F | Altura total até o topo do escapamento | 2775mm |
G | Altura total com cabina ROPS | 3200mm |
H | Veja a altura livre de despejo na tabela abaixo: |
Medições com pneus 20.5-25-12 PR | ||||
Caçamba | Caçamba para amontoamento de material de borda cortante com dentes aparafusados | Caçamba para escavação de borda cortante com dentes aparafusados | Caçamba para materiais leves de borda cortante aparafusada | |
Capacidade da caçamba | Coroada | 2,8m3 | 2,5m3 | 3,2m3 |
Rasa | 2,4m3 | 2,2m3 | 2,8m3 | |
Largura da caçamba | 2770mm | 2770mm | 2740mm | |
Peso da caçamba | 1240kg | 1190kg | 1430mm | |
Carga estática de tombamento | Em linha reta | 12200kg | 12240kg | 12010kg |
Em articulação máxima 40º | 10600kg | 10640kg | 10410kg | |
Altura livre de despejo, altura máxima com ângulo de descarga de 45º (H)** | 2850mm | 2775mm | 2715mm | |
Alcance a 2130mm com ângulo de descarga de 45º** | 1570mm | 1600mm | 1435mm | |
Alcance a elevação máxima com ângulo de descarga de 45º** | 1035mm | 1090mm | 1170mm | |
Alcance com os braços na horizontal e a caçamba nivelada** | 2420mm | 2520mm | 2610mm | |
Altura operacional (caçamba totalmente levantada) | 5330mm | 5300mm | 5415mm | |
Comprimento total | Caçamba sobre o solo | 7455mm | 7310mm | 7645mm |
Raio de giro* | 6090mm | 6030mm | 6165mm | |
Profundidade de escavação | 0º | 85mm | 85mm | 85mm |
10º | 296mm | 285mm | 322mm | |
Força de desagregação | 13180kg | 15100kg | 11280kg | |
Peso operacional | 14310kg | 14260kg |
14500kg |
*Caçamba na posição de carregamento, canto externo da caçamba. **Na extremidade do dente ou borda cortante com dentes aparafusados.
Todas as dimensões, pesos e valores de desempenho aqui expresso se baseiam nas normas SAE J732c e J742b. A carga estática de tombamento e o peso operacional acima citados incluemos lubrificantes, o líquido de arrefecimento, o reservatório cheio de combustível, a cabina com estrutura ROPS, o ar condicionado, o contrapeso adicional e o operador. A estabilidade da máquina e o peso operacional sofrem a influência do contrapeso, das dimensões dos pneus e acessórios.
Alterações de peso
Alteração no peso operacional |
Alteração na carga estática de tombamento |
Largura por fora dos pneus |
Altura livre sobre o solo |
Variação nas dimensões verticais |
||
Em linha reta | Quando articulado | |||||
Pneu 20.5-25-12 lonas (L3) | - 190kg | - 140kg | - 125kg | 2585mm | 425mm | 0mm |
Contrapeso adicional | - 520kg | 1010kg | 880kg | |||
Ar condicionado | - 70kg | 90kg | 80kg |