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O novo painel monitor Komatsu possibilita ao operador um rastreamento instantâneo de todas as funções da máquina. O monitor está localizado atrás do volante da direção e exibe diversas funções da máquina, entre elas intervalos de troca de fluidos/filtros e funções de exibição de dados para diagnóstico de falhas. Os indicadores principais são analógicos para uma fácil visualização, e outras funções utilizam simbologias luminosas ou leituras através de visores de cristal líquido.
O novo sistema de arrefecimento Komatsu é isolado do motor, com o conseqüente aumento da eficiência no arrefecimento e atenuação de ruídos. O novo ventilador hidráulico articulado possibilita ao operador uma rápida limpeza do sistema de arrefecimento. O radiador, o pós arrefecedor ar/ar e o resfriador do óleo são montados lado-a-lado para maior eficiência no arrefecimento e facilitação da limpeza. Uma máscara traseira assistida por amortecedor a gás proporciona ao operador excepcional acesso ao ventilador articulado e aos resfriadores.
As tampas tipo asa de gaivota com abertura total, assistidas por amortecedor a gás, trazem facilidades para os serviços no motor, feitos ao nível do solo, assim como das inspeções diárias.
Intervalo de troca do óleo do motor estendido: 250h => 500h
Intervalo de lubrificação com graxa do eixo da transmissão estendido:1000h => 4000h
Quando a máquina desce uma rampa com inclinação de até 6 graus, sensores da velocidade de deslocamento e o controle da vazão de descarga da bomba e do motor do HST, fazem com que a velocidade máxima de deslocamento fique automaticamente restrita a aproximadamente 42 km/h visando a segurança contra danos aos componentes do trem de força e aos freios. Descendo uma rampa de declive acentuado e atingindo a velocidade de deslocamento de 40 km/h, a luz de alerta correspondente acende para informar ao operador sobre a necessidade de redução da velocidade de deslocamento.
Nota: Quando a máquina desce uma rampa de declive acentuado, torna-se necessário, a utilização do freio de serviço para limitar a velocidade de deslocamento.
Os freios a discos duplos em banho de óleo empregados em cada uma das rodas, são selados e dispensam ajustes, para a redução da contaminação, desgastes e manutenção. O resultado é uma diminuição dos custos de manutenção e maior confiabilidade.
O emprego de dois circuitos hidráulicos independentes proporciona desempenho hidráulico seguro na hipótese de falha em um dos circuitos.
Havendo queda da pressão do óleo do freio, a luz de alerta pisca e o alarme sonoro soa intermitentemente.
O freio de estacionamento é controlado mecanicamente através de uma alavanca no compartimento do operador.
Vedações Hidráulicas Planas de Face-a-Face com Anel “O” são usadas para uma perfeita vedação de todas as conexões de mangueiras hidráulicas e prevenção de vazamentos de óleo.
No lado da cabeça dos cilindros hidráulicos são instalados anéis amortecedores, com a finalidade de atenuação da carga exercida sobre os retentores das hastes, prolongando a vida útil dos cilindros em 30%, maximizando a confiabilidade em reformas.
Chassi dianteiro, chassi traseiro, e a articulação central, possuem elevada rigidez para suportar esforços repetidos de torção e flexão aplicados ao corpo e à articulação. Tanto os rolamentos inferiores como os superiores da articulação central, fazem uso de rolamentos de roletes cônicos para uma maior durabilidade. A estrutura é similar à utilizada em carregadeiras de rodas de grande porte, sendo que a articulação reforçada desta carregadeira de rodas assegura uma elevada capacidade de resistência a tensões.
Os chicotes elétricos principais e os conectores do controlador são equipados de conectores DT selados proporcionando alta confiabilidade, proteção contra o ingresso de pó e alta resistência à corrosão.
A Komatsu responde pela fabricação do motor, caixa de transferência, diferenciais e componentes elétricos empregados nesta carregadeira de rodas. As carregadeiras Komatsu são manufaturadas com o sistema de produção integrado sob rigoroso sistema de controle de qualidade.
O operador pode mudar de sentido com um toque de seus dedos sem a remoção de sua mão do volante da direção. O sistema eletrônico torna isso possível.