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No projeto da PC160LC-7B, a Komatsu teve em mente facilitar o acesso à manutenção. A experiência mostra que somente assim diminui a probabilidade de que itens de manutenção e serviços de rotina não sejam executados, com reflexos positivos na redução dos tempos de parada da máquina e dos custos associados a tais paralisações. Algumas revoluções em manutenção trazidas pela PC160LC-7B são mostradas abaixo:
Fácil Acesso ao Filtro do Óleo do Motor e à Válvula de Dreno de Combustível O filtro do óleo do motor e a válvula de dreno de combustível são montados separadamente do motor para uma maior facilidade de acesso.
O Separador de Água é um equipamento padrão, removendo a água misturada ao combustível e prevenindo danos ao sistema de combustível.
O Monitor de Autodiagnóstico, além de informar os itens essenciais ao autodiagnóstico, exibe em sua tela até 39 diferentes códigos de falhas.
Radiadores em Paralelo
Uma vez que o radiador, o pós-resfriador e o trocador de calor do óleo estão dispostos em paralelo, a limpeza, remoção e instalação dos mesmos é de fácil execução. Fabricados em alumínio, o radiador, o pós-resfriador e o trocador de calor do óleo são de alta eficiência de arrefecimento, além de facilmente recicláveis.
Reservatório de Combustível de Maior Capacidade
Comparativamente à PC150SE-5, a capacidade do reservatório de combustível passou dos antigos 230 para 280. O resultado é o aumento da autonomia de operação, diminuindo a freqüência de reabastecimento da máquina, O reservatório de combustível recebeu tratamento especial para prevenir a oxidação e torná-lo mais resistente à corrosão.
Fácil Medição da Pressão do Óleo
O acesso aos pontos de verificação das pressões do óleo da bomba hidráulica é fácil, através da porta direita.
Graças às Buchas SCSH, todos os Intervalos de Lubrificação do Equipamento de Trabalho foram aumentados
Buchas SCSH, uma inovação de projeto desenvolvida pela Komatsu, são agora usadas na caçamba e no topo do braço. Suas faces terminais recebem a injeção de carboneto de tungstênio. O intervalo de lubrificação dessas buchas pode ser aumentado em até cinco vezes. O resultado é uma redução inacreditável dos custos com manutenção.
A Bucha SCSH (Liga Aço-Cobre Temperada e Sinterizada) é fabricada por uma técnica metalúrgica que emprega pó de ferro-liga (tratamento carbonizado). Essas buchas contêm um lubrificante especial nos poros e as partículas temperadas são difisas, o que aumenta sua durabilidade ao desgaste e ao atrito.
O Intervalo de Substituição do Óleo e Filtro Hidráulicos foi dilatado
Com o novo filtro de alto desempenho utilizado no circuito hidráulico, os intervalos de substituição do óleo e do filtro agora são significativamente maiores, reduzindo ainda mais os custos de manutenção.
Bucha de Carboneto de Tungstênio Injetado
Nessas novas buchas do topo do braço, é injetado carboneto de tungstênio nas suas faces laterais para a formação de uma película rígida capaz de reduzir o desgaste das superfícies em contato e a trepidação da caçamba.
Comparativo de Intervalos de Substituição
PC160-LC7 | PC150SE-5 | |
Óleo hidráulico | 5000 | 2000 |
Filtro do óleo hidráulico | 1000 | 250 |
Unidade: horas