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A manutenção preventiva é a única forma de você garantir uma longa vida útil para seu equipamento. Justamente por saber isso, a Komatsu incorporou ao projeto dos tratores de esteiras D61EX pontos de manutenção estrategicamente localizados para agilizar e facilitar a realização das inspeções e manutenções necessárias.
Para a racionalização da manutenção, os filtros de óleo da transmissão e do HSS, o indicador do nível do óleo do trem de força e o reservatório hidráulico ficam todos na lateral direita da máquina.
Estando a chave de partida ligada, o monitor exibe na parte inferior direita do painel os itens a serem verificados antes da partida, bem como as luzes de alerta. Quando o monitor detecta alguma anormalidade, a luz de alerta correspondente pisca e o alarme sonoro soa. Se a máquina encontra-se operando, o monitor informa em sua parte superior a rotação do motor e a marcha, seja avante ou à ré. Havendo qualquer anormalidade durante a operação, aparece no mostrador o código da ação. Sendo o código da ação informado correspondente a uma ação crítica, a respectiva luz de alerta pisca e o alarme sonoro soa a fim de que medidas sejam tomadas para que o problema detectado não se transforme em algo muito mais sério.
A colméia do radiador, bem como a colméia na parte frontal do resfriador de óleo podem ser facilmente limpas, bastando, para tanto, funcionar o ventilador hidráulico do motor na rotação invertida. Isto possibilita espaçar os intervalos de limpeza de ambas as colméias.
O D61EX-15E0 vem com Komtrax, monitoramento por satélite, standard, instalado na fábrica proporcionando ao seu usuário acesso remoto a várias informações do equipamento como: localização, horas trabalhadas (produtividade), nível de combustível, temperaturas, pressões, “cerca eletrônica”, datas das próximas manutenções preventivas, diagnósticos, relatórios mensais ou anuais, tudo acessado pela internet.
Os componentes do trem de força são vedados individualmente e reunidos em módulos, podendo-se, assim, desmontá-los e montá-los sem o mínimo desperdício de óleo.
A concepção de projeto simplificada da armação principal, que, essencialmente, consiste em uma estrutura monobloco, aumenta a durabilidade, além de reduzir a concentração de tensões em áreas críticas. A armação das esteiras possui seção transversal grande e utiliza em sua montagem um eixo articulado, tudo para que a confiabilidade seja ainda maior.
Os freios a disco em banho de óleo empregados requerem bem menos manutenção.
Quando abertas, as tampas laterais do motor articuláveis tipo “asa de gaivota” garantem muito espaço livre para a fácil manutenção do motor e troca dos filtros.